Técnica do Travesseiro em Fotografia – Rebatedor

Técnica do Travesseiro em Fotografia – Rebatedor

Hoje recebi um casal de grandes amigos meus para fazer um ensaio fotográfico rápido a fim de obter fotos para a realização da arte do convite dos noivos. A arte é uma releitura do poster do filme AS COISAS BOAS DA VIDA. Como eles vão se casar e formam um lindo casal, como no filme, tive essa ideia… além de o título combinar demais com a foto e o momento do casal, que é de muita felicidade e de novidades na vida à dois.

Quando fui começar as fotos da Marina, no primeiro clique já mostrei a foto feita e a referência (poster do filme). Resultado: achamos a sombra forte demais; queríamos amenizá-la. A primeira ideia que se vem à cabeça do fotógrafo para se amenizar sombras em um retrato, é o rebatedor. Fui pegar meu rebatedor, mas no mesmo momento lembrei que havia emprestado meu rebatedor circular e o outro é bem mais pesado para que a Marina consiga segurar direito e manter a pose para a foto.

A fim de descontrair e de mostrar mais uma vez que Fotografia não se faz de equipamentos caros, mas de boas idéias e visões da luz, propus a “Técnica do Travesseiro” (primeiro objeto branco que apareceu na minha frente, mas que também renderia boas risadas para nossa diversão vespertina). Pedi à Marina que segurasse meu travesseiro de capa branca enquanto eu fotografava, alegando que aquilo resolveria nosso problema. Dito e feito!

O Fotógrafo entende o que eu fiz; o leigo se surpreende e se diverte comigo. O travesseiro, de superfície branca, reflete a luz proveniente de fonte luminosa acima e rebate a mesma para as áreas de sombra abaixo, amenizando a sombra criada por essa fonte. Segue o desenho tosco pra ilustrar:

Tecnica do Travesseiro  Esquema

 

Divertido, hein?! No topo deste post vocês podem ver a primeira foto (sem rebatedor), a segunda foto (com o travesseiro rebatedor) e a diversão que foi fazer isso! O legal é que é uma forma bem tosca de mostrar que não precisa entrar em desespero caso você não tenha todos os recursos. Basta um pouco de conhecimento e criatividade. E fotografia tem que ser assim: divertida, prazerosa, criativa…

A arte eu já acabei. Seu resultado final eu postarei em breve… Ficou 10!

1 Comentrio

  1. Victor (da Psi, da PGR) · 06/10/2013

    Muito maneiro, João! De fato a segunda foto ficou bem melhor que a primeira. Acho que conheço a Marina também. Desejo felicidades para os noivos!

    Responder

Comentar